O Desenvolvimento dos Estudantes da Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Na trajetória educacional das crianças, cada etapa é cuidadosamente planejada para promover aprendizagens significativas, respeitando os ritmos, interesses e necessidades de cada estudante. Em nossa escola, acompanhamos de perto esse processo, desde os primeiros anos na Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Educação Infantil​

O início das descobertas e aprendizagens. A Educação Infantil, voltada para crianças de 0 a 5 anos, é a primeira etapa da Educação Básica. Nela, o foco está no desenvolvimento integral dos pequenos — físico, afetivo, social, intelectual e simbólico — por meio de experiências que envolvem brincadeiras, interações e descobertas. De acordo com a BNCC, o trabalho pedagógico nessa fase é organizado em campos de experiência, que estimulam o desenvolvimento da linguagem, do corpo, da convivência, da imaginação e da expressão de emoções. Ao ingressarem na escola, muitas crianças estão iniciando a construção da linguagem oral, aprendendo a conviver em grupo, a expressar desejos e sentimentos e a explorar o mundo ao seu redor. Ao final dessa etapa, é esperado que as crianças estejam mais autônomas, comunicativas, curiosas, e capazes de resolver pequenos conflitos, expressar ideias e participar ativamente das propostas pedagógicas.