Como preparar-se para o vestibular desde o início do ensino médio

Como organização e planejamento podem ajudá-lo a passar no ENEM

Para que não chegue próximo da prova do ENEM e pense “Queria ter tido mais tempo para estudar”, o aluno tem que planejar e organizar seus estudos com certa antecedência, porém não precisa se preocupar excessivamente, pois isso gerará um estado de ansiedade.

O melhor é, quando há tempo para se planejar, fazer o Ensino Médio bem feito dando a atenção necessária para os assuntos que causam maior dificuldade de aprendizado e não deixar acumular as dúvidas, pois elas podem se agravar posteriormente e até impossibilitar o aluno de aprender outros conteúdos que necessitem deste prévio conhecimento.

Como organizar a rotina de estudo para passar no ENEM.

Não existe fórmula mágica para organizar a rotina de estudo, pois cada pessoa tem sua forma de obsorver melhor o conteúdo, por isso cada rotina de estudo deve ser adaptada individualmente, e, falando em rotina, é importante que o aluno tenha planejado o horário, a duração, a sequência de assuntos que vai estudar, além de organizar o ambiente de estudo com boa iluminação e pouco barulho. Tudo contribui para manter a concentração naquilo que interessa.

Para planejar a sequência de assuntos, é primordial que o aluno tome conhecimento do edital do ENEM.

Passar direto é possível?

Esta é uma pergunta recorrente. Para saber como isso aconteceu com alguns alunos leia o artigo que serviu como fonte para este artigo no site do Guia do estudante.