História

Em 1906, o missionário norte americano W.H. Canadá sentiu o desejo de contribuir para o desenvolvimento da Educação no Brasil. Pensando nisso, ele fundou uma escola para alfabetizar e educar crianças que não tinham condições financeiras de investir em estudos particulares. A escola começou a funcionar num casebre vizinho à primeira Igreja Batista do Recife, inicialmente com treze alunos. Assim começou o Colégio Americano Batista do Recife.

Passados treze anos, o então diretor da instituição, o missionário H.H. Muirhead, comprou uma chácara localizada no lugar que hoje conhecemos como Parque Amorim, onde foi instalado o colégio. O local era perfeito, devido à facilidade do percurso para quem morava em bairros como Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Forte, Casa Amarela, dentre outros.

Depois da aquisição do terreno, veio a construção de seu primeiro edifício, que levaria o nome do professor Alfredo Freyre, antigo diretor do colégio e advogado que intermediou a compra da propriedade. A idéia original era que o prédio reproduzisse a fachada da Casa Branca, sede da presidência dos Estados Unidos.

Desde a sua criação, uma das marcas principais do Colégio Americano Batista é a inovação. A instituição foi a primeira a estender a educação ao Jardim da Infância e a ter turmas mistas (formada por meninos e meninas). Até hoje, o colégio alia a tradição da excelência no ensino com a aplicação de práticas pedagógicas modernas, que reforçam o aprendizado e estimulam os hábitos de leitura e de estudo. O colégio centenário sempre levou para as salas de aula criatividade na construção do conhecimento e caráter do cidadão, sempre evidenciando os princípios bíblicos defendidos desde a fundação.

Fora das quatro paredes, o CAB também é pioneiro. Em Pernambuco, foi o primeiro a formar uma equipe de voleibol, além de incentivar a prática esportiva no dia a dia. Há anos, o CAB promove o desenvolvimento artístico, intelectual, científico e esportivo dos alunos com atividades extracurriculares programadas ao longo do ano.

Com ousadia e determinação, o Colégio Americano Batista atravessou o século educando gerações, mantendo a educação de qualidade e os valores cristãos.