Responsabilidade social

O Colégio Americano Batista acredita que o estudante deve ser estimulado a desenvolver-se integralmente, tanto na formação intelectual e aprofundamento e aplicação dos conhecimentos científicos, como no pleno exercício da cidadania, através da análise crítica do seu contexto social e da capacidade de atuar como agente transformador. Diante desses propósitos, a instituição insere dentro de suas atividades pedagógicas atividades que visam valorizar princípios éticos, morais e bíblicos, que contribuam para a formação do cidadão consciente, participativo e multiplicador de ações solidárias. O CAB também estimula o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre a comunidade escolar.

* Bolsas de estudo
Dentro da proposta de oferecer educação de qualidade, o Colégio Americano Batista promove a inclusão social de alunos de baixa renda. Através da bolsa de estudo integral, o estudante tem acesso a uma metodologia de ensino que lhe permite o desenvolvimento intelectual e social. As bolsas são concedidas através de critérios do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Ao longo do ano, a equipe de Serviço Social do CAB acompanha o desempenho dos estudantes para garantir que tenham boas condições de estudo e aprendizado, dando apoio também às famílias dos alunos. Nos últimos dez anos, mais de 3000 mil alunos foram beneficiados com bolsas de estudo integral, representando um investimento de R$ 9 milhões.

* Inclusão digital
Em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), o Colégio Americano Batista oferece à comunidade um curso de informática básica. Os professores são os próprios funcionários no CAB, que estimulados a contribuírem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, são capacitados e ministraram as aulas. O Americano Batista foi o primeiro colégio particular de Pernambuco a aderir ao projeto do CDI. A ideia é formar pessoas para utilizarem a informática para transformarem a comunidade em que vivem.

* Campanhas solidárias
Anualmente, o CAB promove campanhas de arrecadação de donativos para instituições não-governamentais. Toda a comunidade escolar se envolve com as contribuições (alimentos não-perecíveis, roupas, materiais de higiene e limpeza, água e brinquedos) realizadas durante atividades especiais, com a Semana das Crianças, Viva Saúde e Biogincana (realizada com os alunos do ensino médio). O colégio também participa de ações promovidas pelo poder público, tornando-se ponto de coleta de donativos, em parceria com a Associação Batista de Ação Social (ABAS). Ainda durante a Biogincana, o CAB envolve a comunidade escolar numa campanha de doação de sangue, em prol do Hemope.

* Consciência ecológica
No Colégio Americano Batista, temas ambientais sempre estão no centro de discussões, seja em sala de aula (com debates e pesquisas) ou em atividades extra classe. Os estudantes conscientizam-se de que cada um deve fazer a sua parte para diminuir os danos ao meio ambiente. A proposta deu tão certo que o CAB instalou uma central de coleta seletiva que recebe diariamente papéis, plásticos, metais e vidros, para serem reciclados e reutilizados. O projeto é feito em parceria com a empresa Via Limpa, que faz o recolhimento e destinação de todo o material. Os alunos e funcionários também são estimulados a agirem para evitar o desperdício de água e energia e fazerem a destinação correta de materiais recicláveis.